A pecuária de corte em 2026 deve produzir mais ou produzir com mais eficiência? Os dois objetivos podem avançar juntos, mas a produção adicional precisa preservar ou aumentar a margem e respeitar a capacidade de suporte, o capital e a estrutura da fazenda. Sem essa conta, mais volume pode elevar o faturamento e, ao mesmo tempo, piorar o custo por arroba, pressionar pastagens e imobilizar mais capital.
Eficiência também não exige produzir pouco, pois sistemas bem ajustados podem ampliar a produção com os recursos disponíveis: melhor utilização do pasto, maior ganho de peso, mais bezerros por matriz, menor tempo de permanência e melhor diluição dos custos.
Em 2026, portanto, a discussão precisa ir além do volume e acompanhar quanto do aumento de produção realmente se transforma em margem.
O ponto de partida de 2026: o Brasil já produz em escala recorde
O setor entrou em 2026 depois de um ano de produção formal recorde. De acordo com o IBGE, 42,94 milhões de bovinos foram abatidos sob inspeção sanitária em 2025, alta de 8,2% em relação a 2024. A produção formal de carcaças chegou a 11,10 milhões de toneladas, 7,2% acima do ano anterior e também no maior nível da série apresentada pelo instituto.
No segundo trimestre de 2026, por exemplo, os primeiros resultados do IBGE mostraram 10,72 milhões de bovinos abatidos sob algum tipo de inspeção sanitária. Assim, o volume ficou 1,3% acima do segundo trimestre de 2025 e 4,2% acima do primeiro trimestre de 2026. Da mesma forma, a produção de carcaças foi de 2,76 milhões de toneladas, com altas de 3,0% na comparação anual e de 4,7% frente ao trimestre anterior. Esses números, porém, ainda estavam sujeitos à política de revisão do IBGE porque a divulgação era preliminar.
Portanto, o Brasil continua operando em escala elevada. Entretanto, números nacionais de abate não respondem se uma propriedade individual está produzindo com eficiência econômica.
A produtividade brasileira já mudou — e isso importa
O Beef Report 2026, elaborado pela ABIEC em parceria com a Athenagro, estima que entre 1990 e 2025 a produção total brasileira de carne bovina cresceu 146,6%, enquanto o rebanho aumentou 40%. Além disso, o relatório estima avanço de 183% na produtividade e redução de 18% na área de pastagens nos últimos 30 anos, chegando a cerca de 160 milhões de hectares em 2025.
Esses indicadores, porém, pertencem à metodologia do próprio Beef Report e não devem ser misturados diretamente com séries do IBGE sem observar as diferenças de cobertura. Ainda assim, dentro da mesma base, eles mostram que o crescimento da produção foi muito mais rápido que o crescimento do rebanho e ocorreu junto à redução da área de pastagens estimada pelo relatório.
Dentro dessa mesma base, portanto, os dados são compatíveis com ganhos de produtividade e uso mais intensivo dos recursos. Entretanto, essa comparação histórica, sozinha, não permite atribuir o avanço a uma tecnologia específica nem provar causalidade entre cada mudança de manejo e o aumento nacional da produção.
O que significa eficiência na pecuária de corte?
Eficiência reúne vários indicadores. Uma fazenda pode apresentar bom ganho médio diário e, ainda assim, ter baixa taxa de prenhez; pode sustentar alta lotação e produzir poucas arrobas por hectare; ou produzir muito e consumir tanto capital que a margem permaneça pequena.
Uma leitura consistente combina eficiência biológica, produtiva e econômica. Produtividade física e rentabilidade se relacionam, mas produzir mais por hectare, por si só, não garante maior margem.
| Dimensão | Pergunta central | Indicadores úteis |
|---|---|---|
| Reprodução | Quantas matrizes transformam a estação de monta em bezerros? | Prenhez, distribuição das concepções, desmama, kg desmamados por matriz exposta. |
| Animal | Quanto cada bovino produz no tempo disponível? | Ganho médio diário, idade e peso ao abate, conversão quando aplicável. |
| Área | Quanto a terra efetivamente entrega? | UA/ha, arrobas/ha/ano, kg de peso vivo/ha, eficiência de colheita do pasto. |
| Tempo | Quanto tempo o capital permanece dentro do animal? | Dias na recria, dias na terminação, idade ao abate, intervalo entre partos. |
| Econômica | Quanto da produção vira resultado? | Custo/@, COE, COT, margem bruta, margem líquida, retorno sobre capital. |
| Risco | O sistema suporta seca, variação de preço e falhas produtivas? | Reserva de forragem, fluxo de caixa, estoque, dependência de insumos e reposição. |
Mais lotação não significa automaticamente mais eficiência
Em geral, aumentar a quantidade de animais por hectare pode elevar a produção por área, mas somente quando a oferta de forragem sustenta consumo e desempenho individual.
Uma análise do Projeto Campo Futuro, da CNA/Senar em parceria com o Cepea, encontrou associação entre melhor ajuste do balanço de matéria seca, maior produtividade e melhores margens brutas por hectare em propriedades de recria e engorda. A análise utilizou 20 propriedades amostradas entre 2018 e 2024 e resultados financeiros de março de 2025.
Na amostra, os grupos de maior margem mantiveram lotações acima de 1 UA/ha sem apresentar o menor ganho médio diário observado nos grupos de margem inferior. Entretanto, o estudo é observacional e trabalha com correlações; portanto, não estabelece uma lotação universal nem prova que elevar a lotação, isoladamente, cause maior margem.
Há, porém, outra limitação importante: para evitar efeito substitutivo no balanço de matéria seca, a CNA excluiu dessa análise propriedades que forneciam concentrado. Assim, os resultados devem ser interpretados dentro desse recorte.
Quanto espaço existe para produzir mais na mesma área?
Um estudo publicado em 2026 no Journal of Environmental Management avaliou, em escala nacional e com modelagem espacial, cenários de intensificação sustentável das pastagens brasileiras. Os autores estimaram, assim, que aumentar as taxas de lotação dentro das áreas de pastagem existentes poderia elevar a produção nacional de carne em aproximadamente 30% sem expansão da área agropecuária.
Em outro cenário do mesmo estudo, melhorias de manejo poderiam reduzir em até 28% a área de pastagens necessária para manter o mesmo nível de produção. Além disso, o trabalho estimou potencial de sequestro de carbono no solo com a recuperação de áreas degradadas.
No entanto, esses resultados são cenários de modelagem territorial e biofísica. Eles, porém, não representam uma promessa de aumento de 30% para uma fazenda individual e não são uma análise direta de rentabilidade. Por outro lado, a resposta econômica de uma propriedade depende de custo de recuperação, fertilidade do solo, clima, infraestrutura, preço dos insumos e valor da produção adicional.
Assim, o estudo mostra que existe espaço técnico para produzir mais na área já ocupada, mas a decisão de investimento continua sendo local e econômica.
Na cria, eficiência reprodutiva é um dos principais multiplicadores
Em sistemas de cria, matrizes vazias mantêm custos de alimentação, área, sanidade e capital sem entregar o bezerro esperado. Por isso, indicadores reprodutivos têm efeito direto sobre quantos quilos de bezerro o sistema produz por matriz exposta.
Um estudo brasileiro publicado em 2026 na Pesquisa Agropecuária Brasileira mostrou que os fatores associados à prenhez variam conforme a idade da vaca. Durante o período reprodutivo, o ganho médio diário foi a variável mais consistente para a prenhez em vacas de três, quatro e cinco anos. Para vacas adultas, os autores destacaram parto precoce e ganho de peso adequado como componentes importantes do sucesso reprodutivo.
Além disso, em estações de monta e de parto concentradas, concepções mais precoces deslocam o nascimento para o início da estação. Quando a desmama ocorre em data semelhante para todo o lote, isso tende a aumentar a idade disponível para crescimento do bezerro.
Portanto, a taxa final de prenhez é importante, mas não conta toda a história. Distribuição das prenhezes, taxa de desmama, sobrevivência e quilos desmamados por matriz exposta completam, portanto, a leitura produtiva.
Tempo é um dos custos mais subestimados da pecuária
Um bovino que demora mais para atingir o peso de venda utiliza pasto, suplemento, mão de obra, sanidade e capital por mais tempo. Portanto, dois animais com o mesmo peso final podem ter resultados econômicos diferentes se um deles levou meses a mais para chegar ao mesmo ponto.
A CNA destacou, além disso, que em 2026 o manejo nutricional afeta o ganho de peso e, consequentemente, o tempo de permanência do animal na propriedade. Esse tempo, portanto, influencia diretamente o fluxo de caixa.
O ganho médio diário, portanto, vai além de um indicador zootécnico: ele ajuda a determinar a velocidade com que o estoque vivo se transforma em receita e libera área para o lote seguinte.
Antecipar a idade ao abate pode, assim, aumentar o giro do capital, desde que o custo da estratégia nutricional necessária não consuma o ganho econômico obtido com a antecipação.
Mais suplemento só é eficiência quando reduz o custo do tempo ou aumenta a margem
Em geral, a suplementação pode elevar ganho de peso e encurtar a recria ou a terminação. Entretanto, a resposta econômica depende do preço do suplemento, do ganho adicional, do valor da arroba e dos dias efetivamente retirados do ciclo.
Em junho de 2026, a CNA publicou uma análise econômica com quatro protocolos nutricionais para recria e engorda em pasto. O exercício, por exemplo, adotou um sistema padronizado, com compra de bezerros aos oito meses e 200 kg, e considerou propriedades que realizaram abates em abril de 2026.
Portanto, o material é útil para mostrar o mecanismo econômico: manejo nutricional altera ganho de peso, tempo de permanência e fluxo de caixa. Entretanto, os resultados de cada protocolo não devem ser transferidos automaticamente para outra fazenda, porque preços, pastagens, desempenho e relação de troca mudam entre sistemas.
Assim, não basta perguntar quantos gramas por dia o suplemento acrescentou. É necessário, por isso, calcular quanto custou cada quilo ou arroba adicional, quantos dias foram retirados do ciclo e como isso afetou a margem e o capital de giro.
O custo por arroba muda completamente a leitura da produtividade
Os levantamentos do Campo Futuro mostram por que comparar fazendas apenas pelo número de animais ou pela produção física pode ser enganoso. Em um painel realizado em Araguaçu, Tocantins, em junho de 2026, a propriedade modal de cria utilizada como referência tinha 340 hectares de pastagem e 245 matrizes.
Nesse sistema específico, o Custo Operacional Efetivo (COE) foi estimado em R$ 267,96 por arroba vendida. Suplementação e alimentação responderam por 31% do COE, enquanto mão de obra representou 19%.
Esse número, porém, não representa uma média brasileira nem corresponde ao custo total da atividade. O COE reúne os desembolsos operacionais efetivos, enquanto depreciação e outros componentes entram em medidas de custo mais amplas, como o Custo Operacional Total. Comparar apenas COE e preço da arroba, portanto, não basta para calcular lucro.
Ainda assim, o exemplo mostra por que estrutura de custos importa. Se a produção aumenta por meio de uma estratégia que eleva o custo marginal mais rapidamente do que a receita adicional, existe intensificação física sem melhora proporcional do resultado econômico.
Intensificar não significa necessariamente confinar
Eficiência pode aumentar dentro de sistemas predominantemente a pasto. Um estudo publicado em 2026 na Livestock Science comparou cinco sistemas tropicais com novilhos Nelore: pastagem degradada sem adubação nitrogenada, sistema silvipastoril com 200 kg N/ha e pastagens a pleno sol com diferentes níveis de adubação, incluindo um tratamento irrigado.
No experimento, os tratamentos a pleno sol com 200 e 400 kg N/ha e o sistema irrigado com 600 kg N/ha apresentaram melhores resultados em várias características de carcaça e menor intensidade de metano por quilo de carcaça que a pastagem degradada. O tratamento silvipastoril testado, porém, também apresentou menor crescimento e maior intensidade de metano por unidade de produto, resultado que os autores relacionaram à competição entre árvores e pastagem nas condições do experimento.
Esse detalhe merece atenção porque o estudo não demonstra que todo sistema silvipastoril seja menos eficiente, nem que qualquer aumento de adubação gere automaticamente melhor resultado econômico. Ele mostra que o desenho e o manejo do sistema de pastagens determinam a resposta.
Intensificar pode ocorrer a pasto, desde que a resposta animal, a oferta de forragem e o custo acompanhem o aumento de insumos e manejo.
As exportações seguem fortes no acumulado, mas agosto mostrou volatilidade
No primeiro semestre de 2026, a ABIEC, com dados da Secex/MDIC, registrou 1,705 milhão de toneladas de carne bovina exportadas e receita de US$ 9,85 bilhões. Na comparação com o mesmo período de 2025, os aumentos foram de 15,5% em volume e 36,2% em receita.
Entretanto, agosto mostrou como o mercado pode mudar rapidamente. Nos dados consolidados do MDIC para a categoria “carne bovina fresca, refrigerada ou congelada”, o Brasil exportou 195,7 mil toneladas no mês, 27,1% menos que em agosto de 2025. Como resultado, o valor caiu 19,7%, para US$ 1,21 bilhão, enquanto o preço médio por tonelada ficou 10,1% acima do ano anterior.
No acumulado de janeiro a agosto, além disso, essa mesma categoria somou US$ 11,74 bilhões em exportações, 22,26% acima do mesmo período de 2025. Portanto, uma queda mensal não apaga o resultado acumulado, mas mostra que demanda, cotas, preços e destinos podem alterar o ritmo dos embarques.
O Ministério da Agricultura estimou em setembro o Valor Bruto da Produção (VBP) da carne bovina em R$ 249,2 bilhões, equivalente a 17,8% do VBP agropecuário. Trata-se, porém, de um valor preliminar, calculado com informações disponíveis até agosto. Nesse indicador, o VBP expressa o valor bruto da produção na propriedade rural; não corresponde à receita líquida, ao lucro nem à margem do produtor.
Quando produzir mais faz sentido?
Em geral, produzir mais faz sentido quando a arroba adicional deixa margem positiva e não compromete a base produtiva do sistema.
Aumentar a lotação pode ser interessante quando a fazenda possui forragem disponível, boa eficiência de colheita e estrutura para manter o desempenho individual. Da mesma forma, a suplementação pode fazer sentido quando o ganho adicional reduz de forma relevante os dias até a venda.
Na cria, aumentar o número de matrizes pode ser racional quando as taxas de prenhez, desmama e reposição já estão controladas. Caso contrário, a expansão amplia simultaneamente o número de vacas produtivas e improdutivas.
Antes de aumentar a escala, responda:
1. A capacidade de suporte da pastagem permite mais animais sem reduzir desempenho?
2. A arroba adicional custa menos do que gera de receita e margem?
3. A equipe, água, cochos e estruturas suportam o novo nível de produção?
4. Existe capital de giro para financiar o aumento de estoque ou suplementação?
5. A reprodução entrega bezerros suficientes para justificar mais matrizes?
6. O aumento de produção reduz ou aumenta o tempo de permanência dos animais?
7. O risco climático e de preço continua aceitável?
Quando produzir mais destrói eficiência?
Por outro lado, o aumento de produção passa a ser contraproducente quando exige mais recursos do que a receita adicional consegue remunerar.
Isso ocorre, por exemplo, quando a lotação ultrapassa a capacidade de suporte e derruba o ganho individual; quando o confinamento ou a suplementação aumentam o custo por arroba acima da margem possível; ou quando a fazenda imobiliza capital em animais que permanecem tempo demais no sistema.
Além disso, produzir mais bezerros sem estrutura de maternidade, sanidade e nutrição pode aumentar perdas. Da mesma forma, aumentar a taxa de prenhez sem planejar a recria pode apenas transferir o gargalo para a fase seguinte.
Por isso, eficiência exige olhar o fluxo inteiro, da concepção ao abate. O gargalo que limita a margem nem sempre está na fase em que a fazenda pretende investir.
Quais indicadores deveriam estar no painel de 2026?
| Fase | Indicadores prioritários | O que observar |
|---|---|---|
| Cria | Prenhez, prenhez no início da estação, desmama, kg desmamados/vaca exposta. | Se o custo das matrizes está virando bezerro e peso. |
| Recria | GMD, lotação, dias na fase, custo/kg ganho, @/ha. | Se o sistema transforma forragem e suplemento em ganho com velocidade. |
| Terminação | GMD, dias de cocho/pasto, custo/@ adicional, peso e acabamento. | Se a arroba adicional remunera dieta e capital. |
| Pastagem | Massa de forragem, oferta, eficiência de colheita, capacidade de suporte. | Se a lotação cabe biologicamente no sistema. |
| Financeiro | COE, COT, margem bruta, margem líquida, fluxo de caixa. | Se produtividade física se transforma em resultado. |
| Capital | Estoque animal, dias até venda, capital imobilizado/@. | Se a fazenda produz rápido o suficiente para remunerar o capital. |
| Sanidade | Morbidade, mortalidade, tratamentos, perdas de desempenho. | Se doença clínica ou subclínica está consumindo a produtividade esperada. |
Qual indicador merece mais atenção: arrobas por hectare ou margem por hectare?
De fato, arrobas por hectare mostram a produtividade física da área e são fundamentais para comparar sistemas. Entretanto, isoladamente, não informam quanto custou produzir essas arrobas.
Por isso, margem por hectare é uma leitura econômica complementar. Uma fazenda pode produzir mais arrobas por hectare e ainda assim apresentar margem inferior se o custo da intensificação for elevado demais.
Na análise da CNA sobre capacidade de suporte, as propriedades com melhor equilíbrio entre forragem disponível e demanda dos animais apresentaram, no geral, maiores produtividades e melhores margens brutas por hectare.
A meta é combinar produtividade individual, produtividade por área e custo de forma compatível com o risco que a fazenda aceita assumir.
Pecuária de corte em 2026: o que muda na tomada de decisão?
O setor brasileiro opera em grande escala, possui mercado internacional relevante e dispõe de tecnologias capazes de elevar produtividade. Crescer continua sendo possível, mas exige critérios mais claros para definir onde investir.
Entretanto, a fase atual exige gestão mais fina. Custos regionais diferentes, valor da terra, preço de reposição, nutrição e volatilidade de mercado tornam perigoso copiar modelos produtivos apenas porque entregam mais arrobas.
A fazenda, por isso, precisa começar pelo gargalo dominante. Na cria, ele pode estar na prenhez; na recria, na seca e no baixo ganho; em outros sistemas, na baixa utilização do pasto ou no excesso de capital imobilizado.
A intensificação deve, então, atacar esse gargalo e ser medida pelo resultado econômico. Em algumas fazendas, melhorar eficiência e ampliar escala pode acontecer ao mesmo tempo; em outras, expandir antes de corrigir o problema apenas aumenta a exposição financeira.
Perguntas frequentes
Em 2026 vale mais a pena aumentar o rebanho ou a produtividade?
Em geral, depende do gargalo da propriedade. Em sistemas com baixa prenhez, baixo ganho ou pastagens subutilizadas, aumentar o rebanho pode ampliar ineficiências. Melhorar os indicadores existentes antes de expandir tende a tornar a escala mais segura.
Alta lotação significa alta produtividade?
Não necessariamente. De fato, a lotação só gera produtividade quando a oferta de forragem mantém o desempenho individual. Se o sistema ultrapassa a capacidade de suporte, o ganho por animal pode cair e comprometer as arrobas produzidas por área.
Qual é o melhor indicador de eficiência na cria?
Nenhum indicador isolado resume todo o sistema. Quilos de bezerro desmamados por vaca exposta, por exemplo, combinam fertilidade, sobrevivência e crescimento e ajudam a avaliar quanto a matriz devolve em produto.
Arrobas por hectare são suficientes para avaliar uma fazenda?
Não. Por isso, o indicador precisa ser analisado junto ao custo por arroba e à margem por hectare. Produção elevada com custo excessivo não representa eficiência econômica.
Confinamento é obrigatório para ser eficiente?
Não. Ainda assim, sistemas de pastagens bem manejadas podem alcançar elevada produtividade. Confinamento, semiconfinamento e suplementação são ferramentas que devem ser avaliadas conforme recursos, objetivos e custos da fazenda.
Recuperar pastagem pode aumentar produção sem ampliar área?
Sim. De fato, existe forte potencial, especialmente em áreas degradadas. Estudos nacionais de 2026 indicam grande espaço para elevar produção na área de pastagem existente, embora a resposta de cada fazenda dependa de solo, clima, manejo e investimento.
Produzir mais sempre dilui custo fixo?
Em geral, somente quando o aumento de produção não exige investimentos e custos variáveis que anulam essa diluição. Por isso, a análise deve comparar custo marginal, receita marginal e necessidade adicional de capital.
Conclusão
A pecuária de corte brasileira chegou a 2026 com produção formal elevada, exportações fortes no acumulado do ano e grande capacidade tecnológica. Há espaço para aumentar a produção em muitos sistemas, desde que a conta econômica acompanhe o avanço técnico.
Entretanto, volume não deve ser tratado como indicador isolado de sucesso. Quando a fazenda melhora reprodução, pastagens, ganho de peso, tempo de permanência e controle de custos, cria condições para que a produção adicional utilize melhor terra, animais e capital.
Por outro lado, aumentar cabeças, suplemento ou infraestrutura pode reduzir margem quando a produção marginal custa mais do que gera de receita ou quando ultrapassa a capacidade de suporte e de gestão.
Em 2026, o crescimento cria valor quando a produção adicional preserva ou melhora a eficiência técnica, a margem e a base produtiva da fazenda.
Referências bibliográficas
Cenário, produção e comércio em 2025–2026
IBGE. Pesquisa Trimestral do Abate de Animais. Produção animal no acumulado de 2025: abate de bovinos e produção de carcaças. Rio de Janeiro: IBGE, 2026.
IBGE. Pesquisa Trimestral do Abate de Animais — Primeiros Resultados, 2º trimestre de 2026. Rio de Janeiro: IBGE, 2026.
ABIEC. Beef Report 2026: Perfil da Pecuária no Brasil. Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes; Athenagro, 2026.
ABIEC. Exportações brasileiras de carne bovina crescem em junho e acumulam alta de 15,5% no primeiro semestre de 2026. 6 jul. 2026.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Resultados do Comércio Exterior Brasileiro — dados consolidados de agosto de 2026. Brasília: MDIC/Secex, 2026.
BRASIL. Ministério da Agricultura e Pecuária. Valor Bruto da Produção supera R$ 1,4 trilhão em agosto. Brasília, 17 set. 2026.
Eficiência, custos, pastagens e reprodução
CNA. Análise da capacidade de suporte em propriedades de recria e engorda de bovinos: impacto na rentabilidade. Projeto Campo Futuro, 15 maio 2025.
ANTUNES DOS SANTOS, G. L.; PIVA LOBATO, J. F.; BETHANCOURT-GARCIA, J. A.; OLIVEIRA MENEZES DE SÁ, H. A.; PACHECO, R. F.; RESTLE, J.; CASTRO VIEIRA, V.; ZAMBARDA VAZ, R. Productive factors associated with pregnancy in beef cows at different ages. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 61, e03836, 2026. DOI: 10.1590/S1678-3921.pab2026.v61.03836.
CNA. Margens positivas na pecuária: oportunidade hoje, atenção para o próximo ciclo. Ativos do Campo — Pecuária de Corte, 1 jun. 2026.
CNA. Campo Futuro levanta custos de pecuária de corte e banana. Brasília, 19 jun. 2026.
MAIA, S. M. F.; SANTOS, C. C. dos; GRESCHUK, L. T.; CAVALCANTE, M.; CHERUBIN, M. R.; BAYER, C.; CERRI, C. E. P. Sustainable intensification of Brazilian pastures reconciles food security with large-scale soil carbon sequestration. Journal of Environmental Management, v. 413, 130346, 2026. DOI: 10.1016/j.jenvman.2026.130346.
SILVA, G. V. da et al. Intensified tropical pasture-based beef cattle production systems and their effects on carcass traits, meat quality and methane emissions from Nellore steers. Livestock Science, v. 307, 105948, 2026. DOI: 10.1016/j.livsci.2026.105948.
